quarta-feira, 3 de agosto de 2016

SEGA Relatório Financeiro:SEGA se recupera e mostra resultados positivos no mercado

Kiryu-MORE-CASH
A SEGA acaba de divulgar seu mais recente relatório financeiro referente aos últimos três meses, com término em 30 de junho. Nele, a empresa demonstrou o porquê de os últimos meses terem sido os mais sólidos, financeiramente falando. Vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre em que ela foi bem, quanto dinheiro conseguiram lucrar e o que a SEGA-Sammy está preparando para o futuro (pelo menos até onde eles nos deixaram saber).
Vamos lá.

Os jogos

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O relatório foca mais no desempenho dos jogos no Japão, apresentando, por exemplo, os resultados do relançamento de Phantasy Star Online 2 para o PlayStation 4, considerado um sucesso massivo devido à quantidade de jogadores simultâneos ter chegado a 130 mil pessoas. A SEGA se mostra bastante satisfeita com o resultado, afirmando que o jogo ainda é um grande sucesso no Japão, mesmo após quatro anos de seu lançamento.
Como o mercado de smartphones no Japão é imenso, não dá para deixar de falar sobre jogos que são muito populares lá. No relatório, a SEGA anuncia que o seu novo títuloLiberasion of Azure teve vendas robustas e outros títulos como Chain Chronicle,PuyoPuyo!! Quest e Hortensia SAGA, continuam a vender muito bem.
A SEGA também comunicou que o seu pacote de jogos vendeu um total de 2 milhões e 400 mil unidades, explicando que esse total é superior ao total vendido no mesmo período no ano anterior e que as vendas no mercado ocidental são fortes. Um dos jogos que se destacaram nas vendas foi Total War: WARHAMMER, segundo o relatório, e embora não tenha dito exatamente quantas unidades foram vendidas, a SEGA informa que ultrapassaram a marca de 20 milhões.
O total de vendas em jogos após a dedução de retornos, descontos e quaisquer prejuízos por mal funcionamento, foi de US$462.431.339, o que representa um aumento de 17,9% em relação ao mesmo período fiscal do ano anterior. O valor do lucro registrado no período pela empresa foi de US$48.926.621,97.

Máquinas de Pachinko/Pachislot

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Títulos como Pachislot CODE GEASS Lelouch of the Rebellion R2 apresentaram vendas bastante sólidas, com um total de 29 mil unidades, bem acima do ano fiscal anterior. Já o título CR BIG DREAM ~ SHINGEKI 99Ver. apresentou um total de 20 mil unidades vendidas. No total, a venda desse tipo de máquina teve um pequeno decréscimo em relação ao ano fiscal anterior, representando mil unidades de diferença. Como a SEGA-Sammy é a líder nesse tipo de máquina no Japão, esse resultado é bastante positivo para a empresa.
O total de vendas desse tipo de máquina após a dedução de retornos, descontos e quaisquer prejuízos por mal funcionamento, foi de US$210.312.188,63, o que representa um crescimento de 114,8% em relação ao período fiscal anterior. O lucro total nessa área foi de US$3.396.461,46. Parece que alguém vai ganhar um aumento, hein?

Negócio de Resorts

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Aparentemente a pior parte do relatório financeiro é o negócio de Resorts e isso se deve em maior parte aos cancelamentos de reservas de hospedagem, golfe e banquetes, em um dos hotéis da SEGA-Sammy, devido ao terremoto Kumamoto que aconteceu no em abril deste ano próximo da Phoenix Seagaia Resort. Contudo, o parque temático “Tokyo Joypolis” teve bons resultados, graças aos eventos de aniversário de 25 anos do Sonic, em colaboração com a popular série em animeDetective Conan. Apesar de não falar muito a respeito nem mesmo no relatório, apenas há uma menção ao “PARADISE SEGASAMMY Co., LTD”, que representa uma operação em cassinos em Incheon, Coreia do Sul.
O negócio de resorts faturou, após a dedução de retornos, descontos e quaisquer prejuízos por mal funcionamento, um total de US$26.664.430,74, que representa um decréscimo de 21,7% em relação ao mesmo período do ano fiscal anterior.

O Futuro

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A SEGA afirma que há uma desaceleração do mercado de smartphones no Japão e que os jogos digitais para dispositivos móveis estão favorecendo a reversão desse quadro. Isso significa que a SEGA precisará de conteúdos de alta qualidade, o que resultará em tempos de desenvolvimento maiores e custos mais altos também.
Apesar de a SEGA ter afirmado que o mercado para seus produtos no ocidente estar fortalecido, reconheceu que seu maior mercado atualmente é a Ásia. Isso provavelmente se deve ao fato de que eles recebem os lançamentos muito antes de nós, como é o caso de Yakuza 0, que nós só teremos acesso em janeiro de 2017.
Finalmente, a SEGA também destaca que o crescimento das vendas de seus produtos se deve, entre tantas razões, principalmente aos consoles de última geração. O relatório também aborda o desenvolvimento de jogos para PC destinados aos mercados da Europa, dos Estados Unidos e também da Ásia, o que é um ponto bastante positivo.
Um aumento nas vendas de grandes títulos também não é algo fora de questão para o próximo ano, já que finalmente a SEGA nos presenteará com o lançamento do Projeto Sonic 2017.
Em resumo: todos os resultados que aparentam ser negativos no relatório são comparações com o mesmo período fiscal anterior. Eles não indicam que a SEGA esteja financeiramente prejudicada; pelo contrário: os lucros existem e têm prospecção de crescimento.
Via SEGAbits

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